n. Número 40: Origem da educação no MST: da ocupação ao assentamento – as dimensões do aprendizado fora das lides da escola

Resumo:

Este trabalho trata de demonstrar que as experiências de luta pela re- forma agrária serviram de base para a origem da educação escolar do MST (Movimento Sem-Terra), bem como para a elaboração da sua pri- meira proposta pedagógica para o ensino de 1a a 4a séries (atual ensino fundamental), aplicadas inicialmente, nas escolas de acampamentos e assentamentos, entre o início de 1980 e 1990. Neste aspecto, o texto reflete sobre as características pedagógicas do aprendizado adquirido pelos sem-terra fora dos limites da escola, durante o processo de or- ganização pela conquista da terra, o qual influenciou diretamente as propostas educacionais e as diretrizes do ensino executadas nas escolas do MST. As discussões apontam também que o modelo de educação e de escola, proposto pelo MST, não pode ser analisado separadamente o contexto social de luta pela terra, no qual os trabalhadores rurais estão inseridos. Assim, toda a trajetória histórica, da qual o sem-terra participa, deve ser entendida como um processo histórico que contri- bui significativamente para sua formação como sujeito social.

Publicado: 06/30/2018