n. Número 44: Contos de fadas e desenvol- vimento infantil: um olhar sobre crianças institucionalizadas

Resumo:

Este texto apresenta um estudo acerca dos benefícios dos contos de fadas na constituição psíquica de crianças institucionalizadas. Víti- ma de maus tratos, crueldade, exploração e privação da convivência familiar, a criança institucionalizada atravessa grandes dificuldades durante o processo de desenvolvimento. O estudo que deu origem a este texto se refere a uma pesquisa teórica e prática (contação de história), com o objetivo de refletir sobre a influência dos contos na constituição afetivo-emocional da criança institucionalizada. A ela- boração teórica se deu por meio de publicações de caráter científico a respeito dos contos de fadas, utilizando uma análise interpretativa das diferentes perspectivas presentes em diversos autores, com ênfa- se no trabalho de Bruno Bettelheim. O estudo apresentou resultados significativos, principalmente no que se refere à capacidade da crian- ça de se identificar com os personagens, o que se processa por meio do jogo simbólico.

Bibliografia do Autor:

Ademir Burgo da Silva

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Americana). E-mail: ademburgo@yahoo.com.br

 

Publicado: 10/31/2019