n. Número 47: A medida socioeducativa de liberdade assistida como alternativa de educação não formal
Resumo:
Este texto apresenta algumas compreensões do papel da educação não formal no contexto de um Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, do interior do estado de São Paulo. Foram utilizados como procedimentos de coleta de dados, a observação participante, conversas informais e entrevistas. Participaram como sujeitos dez jo- vens em cumprimento de Medida de Liberdade Assistida e que fre- quentavam as atividades do Programa. Os resultados da análise dos dados apresentam práticas sociais ali vivenciadas, incluindo-se as re- lações conflituosas, as quais se traduzem em processos educativos na formação dos jovens e contribuem para a construção da identidade, do autoconceito e da autoestima. O estudo evidencia que, pelas práticas sociais não formais de educação, os jovens aprendem convivendo, o que lhes possibilita criações e recriações, significações e ressignifica- ções em diferentes tipos de relações, inclusive as escolares, e vão se constituindo como seres históricos que (re)constroem suas identida- des, subjetividades, valores e percepções de seu papel no mundo.
Bibliografia do Autor:
Aline Fávaro Dias
Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia – UNISAL. E-mail: alinefavaro@gmail.com
Elenice Maria Cammarosano Onofre
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Pedagogia da Universida- de Federal de São Carlos – UFSCar. E-mail: linocam@uol.com.br