n. Número 48: Educação infantil: a ideologia por trás da história

Neste ano de 2021, no qual comemoramos os 21 anos da criação da Revista de Ciências da Educação, passamos a adotar o sistema de publicação contínua. O volume 48 da revista se inicia com um conjunto de 04 artigos e permanecerá aberto, recebendo novas publicações de acordo com nossa capacidade de processamento e editoração. O volume será completado apenas ao final do ano, quando for publicado o último lote de artigos. Esperamos, assim, não apenas atender ao anseio de nossos autores de ver reduzido o tempo de espera de publicação de seus artigos, mas também alimentar de forma contínua a inteligência e a reflexão de nossos leitores.
Resumo da edição 48:
Procuramos fazer uma reconstrução histórica sobre o conceito de in- fância com base em duas perspectivas: a de Philippe Ariès (1981), de que o sentimento da infância teria surgido apenas na Modernidade; e dos apontamentos teóricos de Moysés Kuhlmann Jr. (1998) e Ricardo Costa (2007), que, diferentemente de Ariès, acreditam que o sentimen- to da infância sempre existiu. Num segundo momento, ao tratar da educação infantil institucionalizada buscaremos destacar que, apesar das instituições de Educação Infantil terem em sua origem marcas as- sistenciais, sempre tiveram também claros seus objetivos educacionais. Por fim ao tratar da questão da expansão da Educação Infantil devido à sociedade industrial fazemos um paralelo entre creche e jardim de infância, evidenciando a influência da ideologia dominante presente na concepção de criança e educação infantil enraizada nestas.
Bibliografia do Autor:
Karen Roberta Moriggi
Mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Americana. E-mail: karomo@ig.com.br