A inserção da arte em sala de aula como instrumento de resistência e humanização do ensino superior jurídico

  • Fernanda Cristina Gomes Lage Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Débora Hellen de Araújo Maciel Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Deilton Ribeiro Brasil Universidade de Itaúna, Itaúna, MG, Brasil http://orcid.org/0000-0001-7268-8009
Palavras-chave: Direito, Arte, Ensino Superior, Direitos Humanos, Efetividade

Resumo

Por meio do método hipotético-dedutivo e do referencial teórico sobre a bancarização e institucionalização do ensino superior privado após o regime militar no Brasil, objetiva-se demonstrar a fragilidade e ineficiência do modelo neoliberal empregado à educação, em especial a do ensino superior jurídico privado. A problemática encontra-se não apenas na formação dos profissionais, mas de todo os envolvidos no processo educacional, uma vez que a mercantilização do ensino fomenta a formação de meros reprodutores da lei, inibindo a construção de soluções efetivas frente à diversidade das demandas sociais, restando evidente o prejuízo de toda sociedade. A arte aplicada em sala de aula surge como possibilidade de aprofundamento e reflexão, de criações e manifestações culturais, de conexão entre a lei e as relações sociais, incentivando assim a humanização e amplitude reflexiva dos futuros profissionais.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Gomes Lage, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil

Advogada, OAB/MG 191.882. Mestranda em Direito pela FUMEC. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela Estácio (2020). Pós-graduanda em Direito Civil e Processual Civil pelo Instituto Elpídio Donizetti. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (2018). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito e Processo Civil, tendo atuado como estagiária do TJMG por dois anos (2016/2018).

Débora Hellen de Araújo Maciel, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil

Mestranda em Direito pela FUMEC, Especialista em Docência com Ênfase Jurídica, Professora e Advogada.

Deilton Ribeiro Brasil, Universidade de Itaúna, Itaúna, MG, Brasil

Professor visitante na Universidade Caxias do Sul-UCS (09/2020-12/2021). Professor visitante na University of Ljubljana (Eslovênia - 09/2017) com a supervisão do Prof. Dr. Ales Galic e na Università di Pisa (Itália - 10/2017) com a supervisão da Profa. Dra. Maria Angela Zumpano. Pós-doutorado Direito na Università degli Studi di Messina (Itália, 2015-2016) com a supervisão do Prof. Dr. Mario Trimarchi. Pós-doutorado em Direito Ambiental no CENoR da Faculdade de de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal, 2014-2015) com a supervisão da Profª Catedrática Dra. Maria Alexandra Sousa Aragão. Pós-doutorado em Direito Constitucional junto ao Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos (IGC-CDH) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal, 2013-2014) com a supervisão do Prof. Catedrático Dr. Jónatas Eduardo Mendes Machado. Doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro-RJ (área de concentração em Estado e Direito: internacionalização e regulação) (2006-2010) com a orientação do Prof. Dr. Guilherme Calmon Nogueira da Gama. Mestrado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos de Belo Horizonte-MG (área de concentração em Direito Empresarial) (1998-2001) com a orientação do Prof. Dr. Alberto Deodato Maia Barreto Filho. Atualmente é Professor da Graduação e do PPGD - Mestrado e Doutorado em Direito Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna - UIT (08/2016) e da Faculdade Santo Agostinho - FASASETE/AFYA (02/2018).

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Publicado
23/10/2023
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