Engajamento social e práticas pedagógicas inovadoras na ação docente

desafios contemporâneos

Palavras-chave: Ação docente, Engajamento social, práticas pedagógicas inovadoras

Resumo

O artigo, à luz do direito fundamental social à educação, apresenta reflexões em torno da erosão da educação formal e cidadania e dos desafios contemporâneos na ação docente para enfrentamentos às desigualdades e ao baixo aprendizado. Embora reconhecendo a importância das tecnologias de informação (TI) no processo ensino-aprendizagem, fica evidente, na educação formal, o aprofundamento das desigualdades no acesso e apropriação do conhecimento via tecnologias de informação, reproduzindo e aprofundando as desigualdades sociais já existentes e assume relevo a importância da (re)invenção da ação docente para atuação neste novo ambiente tecnológico e do engajamento social como forma de superação dos déficits de aprendizagem.

Biografia do Autor

Helder Baruffi, Centro Universitário da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil

Mestre e Doutor em Educação (UFRJ/USP); Mestre em Direito (PUC-SP). Pós-doutoramento no Instituto de Direito da Família- Universidade de Coimbra (CAPES). Professor titular aposentado da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Professor no curso de Direito da UNIGRAN e da Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito – FAPAD.

Ana Cristina Baruffi, Centro Universitário da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil

Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNIGRAN). Mestre em Direito Processual Civil, subárea Relações Negociais junto a UNIPAR - Universidade Paranaense (2011). Bolsista CAPES (Mestrado). Especialista em Gestão Educacional MBA/USP Esalq (2023). Professora de Direito - graduação e pós-graduação. Pesquisadora. Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito (2021-atualmente).

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Publicado
23/10/2023
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