Social engagement and innovative pedagogical practices in teaching action

contemporary challenges

Keywords: Teaching action, social engagement, innovative pedagogical practices

Abstract

The article, in the light of the fundamental social right to education, presents reflections on the erosion of formal education and citizenship and the contemporary challenges in teaching action to confront inequalities and low learning. While acknowledging the importance of information technologies (IT) in the teaching-learning process, it is evident in formal education the deepening of inequalities in access to and appropriation of knowledge via information technologies, reproducing and deepening existing social inequalities and the importance of the (re)invention of teaching action to act in this new technological environment and social engagement as a way of overcoming learning deficits is highlighted.

Author Biographies

Helder Baruffi, Centro Universitário da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil

Mestre e Doutor em Educação (UFRJ/USP); Mestre em Direito (PUC-SP). Pós-doutoramento no Instituto de Direito da Família- Universidade de Coimbra (CAPES). Professor titular aposentado da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Professor no curso de Direito da UNIGRAN e da Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito – FAPAD.

Ana Cristina Baruffi, Centro Universitário da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil

Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNIGRAN). Mestre em Direito Processual Civil, subárea Relações Negociais junto a UNIPAR - Universidade Paranaense (2011). Bolsista CAPES (Mestrado). Especialista em Gestão Educacional MBA/USP Esalq (2023). Professora de Direito - graduação e pós-graduação. Pesquisadora. Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito (2021-atualmente).

References

ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 2. ed. São Paulo: Ars Poética, 1994.

BARUFFI, Helder. O direito à educação e eficácia: um olhar sobre a positivação e inovação constitucional. Revista Jurídica Unigran, v. 23, p. 43-56, 2010.

BARUFFI, Helder. Dignidade humana e a utopia realista dos direitos humanos. Revista Jurídica Unigran, Dourados, MS, v. 15, n. 29, p. 179-183, 2013.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2022. Brasília, 10 de outubro de 2023. Disponível em: Censo da Educação Superior — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep (www.gov.br). Acesso em 20 de setembro de 2023a.

BRASIL. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em 18 de agosto de 2023b.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Indicadores educacionais. 2022. Brasília, 2023. Disponível em: Indicadores Educacionais — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep (www.gov.br). Acesso em 20 de setembro de 2023c.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar. Divulgados dados sobre impacto da pandemia na educação. Brasília, 8 de julho de 2021. Disponível em: Divulgados dados sobre impacto da pandemia na educação — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep (www.gov.br). Acesso em 20 de setembro de 2023d.

BRASIL. Secretaria de Comunicação Social. Censo da Educação Superior 2022 reforça preocupação com excesso de cursos a distância e com a formação de professores. Disponível em: Censo da Educação Superior 2022 reforça preocupação com excesso de cursos a distância e com a formação de professores — Secretaria de Comunicação Social (www.gov.br). Acesso em: 10 de outubro de 2023.

CARBONELL, Jaume. A aventura de Inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CARVALHO, Osvaldo Ferreira de. O sistema de direitos fundamentais e sua abertura na ordem constitucional brasileira. Revista de Investigações Constitucionais, Curitiba, vol. 9, n. 1, p. 137-172, jan./abr. 2022.

FLORES, Joaquim Herrera. A (Re) invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteaux, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2002.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. Um reexame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

HABERMAS, Jürgen. Um ensaio sobre a Constituição da Europa. Lisboa: Edições 70, 2012.

HARASIM, Linda et al. Redes de aprendizagem: Um guia para ensino e aprendizagem online. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

HARASIM, Linda. Educação online e as implicações da inteligência artificial. Revista Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 44, p. 25-39, jul./dez. 2015. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v24n44/0104-7043-faeeba-24-44-00025.pdf.

LADEIRA, Thalles Azevedo. Fracasso escolar e desigualdade social: uma perspectiva crítica e emancipatória. Revista Educação Pública, v. 21, nº 5, 9 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/4/fracasso-escolar-e-desigualdade-social-uma perspectiva-critica-e-emancipatoria.

LOBO, Deiseré Amaral; BARWALDT, Regina. Práticas pedagógicas inovadoras e tecnologias digitais imersivas na educação infantil. Periferia, v. 13, n. 3, p. 230-256, set./dez. 2021.

NASCIMENTO, Kelen Braga do; SEIXAS, Carlos Eduardo. O adoecimento do professor da Educação Básica no Brasil: apontamentos da última década de pesquisas. Revista Educação Pública, v. 20, nº 36, 22 de setembro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/36/josepho-adoecimento-do-professor-da-educacao-basica-no-brasil-apontamentos-da-ultima-decada-de-pesquisas.

MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol 34, nº 73, p.262-280, Maio-Agosto 2021.

MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lúcia M. M.; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e180201, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945180201. Acesso em: 26 de agosto de 2023.

MORAN, José. Os Avanços e Desafios da educação híbrida. Revista Eletrônica Educação Transformadora. São Paulo, 2021. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2021/01/desafios_hibrido.pdf.

OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO E GESTÃO. Pobreza, fome e desigualdade social: impactos na educação do Brasil. São Paulo: Instituto Unibanco, 2023. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/pobreza-fome-e-desigualdade-social-impactos-na-educacao-do-brasil.

PRENSKY, Marc. “Digital Natives, Digital Immigrants”. On the Horizon, v. 9, nº. 5, pp. 1–5, http://www.marcprensky.com/writing/default.asp.

REIS, Diogo dos Santos. Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate. Olhar de professor. v. 23, p. 1-5, e-2020.15592.209209226414.0605, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15592/209209213498 Acesso em 10 de maio de 2023.

RIBEIRO, Darcy. Nossa escola é uma calamidade. Rio de Janeiro, Salamandra, 1984.

ROITMAN, Isaac. A crise da educação no Brasil não é uma crise: é projeto. UnBNotícias, 14/10/2022. Disponível em: UnB Notícias - A crise da educação no Brasil não é uma crise: é projeto. Acesso em12 de julho de 2023.

SANTOS, Émina. A educação como direito social e a escola como espaço protetivo de direitos: uma análise à luz da legislação educacional brasileira. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e184961, 2019. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945184961.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 14. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1986.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 9. ed. Porto Alegre: Livraria, 2012.

SILVA, Maria Cristina Mesquita da; GUILHERME, Alexandre Anselmo; BRITO, Renato de Oliveira. A Base Nacional de Formação Docente e o curso de Pedagogia: cenários e perspectivas da formação inicial de pedagogos no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 104, e5273, 2023.

SINGER, Helena. Covid-19: Nada será como antes. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/covid-19-nada-sera-como-antes-por-helena-singer/. Acesso em 06 de junho de 2023.

TAROUCO, L. M. R. Competências Digitais dos Professores. In: Comitê Gestor da Internet no BRASIL (CGI.br). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/216410120191105/tic_edu_2018_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 8 de junho de 2023.

TEIXEIRA, Anísio S. A educação e a crise brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1956.

YAMAGUTI, Bruna. Dia do Professor: em 4 anos, mais de 14 mil servidores da educação foram afastados por problemas de saúde mental no DF. O Globo, 15 de outubro de 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/10/15/dia-do-professor-em-4-anos-mais-de-14-mil-servidores-da-educacao-foram-afastados-por-problemas-de-saude-mental-no-df.ghtml.

World Bank, UNESCO, UNICEF, FCDO, USAID, BMGF. The State of Global Learning Poverty: 2022 Update. Disponível em: https://www.unicef.org/reports/state-global-learning-poverty-2022.

Published
23/10/2023