Do Planejamento de Políticas Públicas Glocais

Adesão de Entidades Subnacionais a Partir de Estratégias Econômicas

Resumen

Este artigo analisa o conceito de políticas públicas e sua evolução, em termos de Administração Pública e suas atividades mais relevantes. A participação e informação estão atualmente incorporadas às dinâmicas públicas. A consulta popular e os grupos de pressão revelam-se imprescindíveis para a formalização de decisões governamentais engajadas em processos orçamentários, de planejamento administrativo e estratégico. A definição de desenvolvimento sustentável, a partir do estudo da glocalização, passou a ser fundamental para a emissão de opiniões populares. Com o intuito de melhor compreender a implementação de políticas públicas, abordou-se aqui o "Programa Município VerdeAzul" do Estado de São Paulo como mecanismo próprio a atrair entidades subnacionais e indivíduos para se envolverem no processo e assim lograrem suprir seus próprios interesses, além dos coletivos. Na elaboração do trabalho, empregou-se o método hipotético-dedutivo e a metodologia bibliográfica e documental. O Programa VerdeAzul é um dos paradigmas aqui empregados.

Biografía del autor/a

Edson Ricardo Saleme, Universidade Católica de Santos

Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Professor do Curso stricto sensu em Direito da UNISANTOS, consultor do IBAMA e autor de diversos livros na área jurídica.

Emilia Andrea Moura de Oliveira Salgado, Universidade Católica de Santos

Doutoranda e Mestre em Direito Ambiental Internacional pela Universidade Católica de Santos. Professora do escritório de assistência judiciária e da graduação da UNISANTOS.

Publicado
06/09/2021