DO PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS GLOCAIS

ADESÃO DE ENTIDADES SUBNACIONAIS A PARTIR DE ESTRATÉGIAS ECONÔMICAS

Resumo

Este artigo analisa o conceito de políticas públicas e sua evolução, em termos de Administração Pública e suas atividades mais relevantes. A participação e informação estão atualmente incorporadas às dinâmicas públicas. A consulta popular e os grupos de pressão revelam-se imprescindíveis para a formalização de decisões governamentais engajadas em processos orçamentários, de planejamento administrativo e estratégico. A definição de desenvolvimento sustentável, a partir do estudo da glocalização, passou a ser fundamental para a emissão de opiniões populares. Com o intuito de melhor compreender a implementação de políticas públicas, abordou-se aqui o “Programa Município VerdeAzul†do Estado de São Paulo como mecanismo próprio a atrair entidades subnacionais e indivíduos para se envolverem no processo e assim lograrem suprir seus próprios interesses, além dos coletivos. Na elaboração do trabalho empregou-se o método é o hipotético-dedutivo e a metodologia bibliográfica e documental. O Programa VerdeAzul é um dos paradigmas aqui empregados.

Biografia do Autor

Edson Ricardo Saleme, Universidade Católica de Santos
Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Professor do Curso stricto sensu em Direito da UNISATOS, consultor do IBAMA e autor de diversos livros na área jurícia.
Emilia Andrea Moura de Oliveira Salgado, Universidade Católica de Santos

Doutoranda e Mestre em Direito Ambiental Internacional pela Universidade Católica de Santos. Professora do escritório de assistência judiciária e da graduação da UNISANTOS.

Publicado
06/09/2021
Seção
PUBLICAÇÕES