Direitos da personalidade, acesso à justiça e a população em situação de rua

a atuação da defensoria pública do Paraná

Resumen

A presente pesquisa se propõe a analisar o Acesso à Justiça desde a formação do seu conceito até o desenvolvimento do entendimento como instrumento de redução da desigualdade social com vistas a fazer Justiça Social. Ademais, será analisado o papel da Defensoria Pública como instituição que garante assistência jurídica gratuita e trabalha em favor dos grupos vulneráveis. Foi realizado recorte de análise das pessoas em situação de rua como grupo em extrema vulnerabilidade e a relação com a função da Defensoria Pública do Estado do Paraná, que atua através da criação de políticas públicas, campanhas e discussões acerca da concretização das normas estatais. O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo pautado na pesquisa bibiográfica com abordagem qualitativa através de revisão não sistematizada de artigos, doutrinas e a legislações correlatas. Ao final da pesquisa pode restar constatado que a atuação da Defensoria Pública age em favor da tutela dos direitos humanos e dos direitos da personalidade dos grupos vulneráveis e isso garante a concretização do Acesso à Justiça.

Biografía del autor/a

Dirceu Pereira Siqueira, Unicesumar, Maringá, PR, Brasil

Coordenador e Professor Permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Direito da Universidade Cesumar, Maringá, PR (UniCesumar); Pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino - ITE/Bauru, Especialista Lato Sensu em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Rio Preto, Pesquisador Bolsista - Modalidade Produtividade em Pesquisa para Doutor - PPD - do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Professor no curso de graduação em direito do Centro Universitário Unifafibe (UNIFAFIBE), Professor Convidado do Programa de Mestrado University Missouri State – EUA, Editor da Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (Qualis B1), Consultor Jurídico, Parecerista, Advogado. E-mail: dpsiqueira@uol.com.br.

Isabela Teixeira de Menezes Reino, Unicesumar, Maringá, PR, Brasil

Mestranda em Ciências Jurídicas junto ao Programa de Pós- Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da UniCesumar. Bolsista na modalidade TAXA pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP/CAPES). Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Instrumentos Sociais de Efetivação dos Direitos da Personalidade. Advogada. E-mail: 7menezesisabela@gmail.com.

Mayume Caires Moreira , Unicesumar, Maringá, PR, Brasil

Doutoranda em Direito e Mestre em Ciências Jurídicas junto ao Programa de Pós- Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da UniCesumar. Bolsista pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP/CAPES). Editora- adjunta da "Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE) - Qualis/Capes B1" e da Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro - RECONTO - "Qualis/Capes B2". Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Instrumentos Sociais de Efetivação dos Direitos da Personalidade da Universidade Cesumar. Professora do curso de graduação em Direito da UniCesumar. Advogada. CV: E-mail: mayumecaires@gmail.com.

Citas

ADORNO, Rubens de Camargo Ferreira. Descartáveis urbanos: discutindo a complexidade da população de rua e o desafio para políticas de saúde. Saúde e Sociedade, São Paulo,v. 13,n. 1, p. 56-69, jan.-abr. 2004.
ALMEIDA, Vitor Barbosa de. PEREIRA, Daniel Alves. Nota Técnica n. 04/2021/NUCIDH/DPPR, relativa a proposições legislativas n. 005.00226.2021 e 034.00081.2021 que estabelecem direitos e consolida a Política Municipal para População em Situação de Rua. Defensoria Pública do Estado do Paraná. 2021.
ALVES, Rogério Pacheco. O Conceito de Justo em Aristóteles. Revista do Ministério Público do Rio de Janeiro nº 55, jan./mar. 2015.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Pietro Nasseti. São Paulo: Martin Claret, 2002.
BONAVIDES, Paulo. A Quinta Geração de Direitos Fundamentais. Direitos Fundamentais & Justiça, p. 82-93. n. 3, abr/jun. 2008.
BRANDI, Ana Carolina Dias; CAMARGO, Nilton Marcelo de. Minorias e grupos vulneráveis, multiculturalismo e justiça social: compromisso da Constituição Federal de 1988.
BRASIL. Decreto no 7.053 de 23 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional para a Inclusão Social da População em Situação de Rua. Brasília: MDS, 2008.
CÂMARA, Alexandre Freitas. Legitimidade da defensoria pública para ajuizar ação civil pública: um possível primeiro pequeno passo em direção a uma grande reforma. A Defensoria Pública e os Processos Coletivos Comemorando a Lei Federal 11.448/2007. Rio de Janeiro, set 2009.
CARDIN, Váleria Silva Galdino; VIEIRA, Tereza Rodrigues. Acesso à saúde da pessoa em situação de rua: políticas públicas e efetivação dos direitos da personalidade. Argumenta Journal Law, Jacarezinho-PR, Brasil, n. 38, 2022, p. 233-216. 2022.
CAPPELLETTI, Mauro, BRYANT, Garth. Acesso à justiça. Sergio Antonio Fabris Editor. Porto Alegre. 1988.
CHEMERIS, Ivan. A função Social do da Propriedade: O papel do Judiciário diante das invasões de terras. Editora Unisinos, 2003.
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 2ª
ed., São Paulo: Saraiva, 2001.CUPIS, de Adriano. Os direitos da personalidade. 2. Ed. Editora Quorum. São Paulo-SP, 2008.
DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ. Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos. Pessoa em Situação de Rua: Um guia para os seus direitos. Cartilha. Disponível em: https://www.defensoriapublica.pr.def.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2022-08/cartilha_digital_-_dia_nacional_da_populacao_em_situacao_de_rua_-_19.08.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ. Como população em situação de rua e atendida pela Defensoria? Curitiba. 19 dez. 2023. Disponível em: https://www.defensoriapublica.pr.def.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2023-07/nota_tecnica_04.2021.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ. Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos. População em Situação de Rua em Curitiba: Uma descrição crítica dos serviços ofertados às pessoas em situação de rua na capital paranaense. Cartilha. Curitiba, 2023. Disponível em: https://www.defensoriapublica.pr.def.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2023-02/relatorio_final_-_visitas_nucidh_-_poprua.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ. Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos. População em Situação de Rua: Cidadania, Direitos e Dignidade. Cartilha. Disponível em: https://www.defensoriapublica.pr.def.br/sites/default/arquivos_restritos/files/migrados/File/Cartilha/POPRUADIGITAL.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO. Guia de Atuação no atendimento à pessoa em situação de rua. Cartilha. Brasília. 2022. Disponível em: https://www.dpu.def.br/images/stories/pdf_noticias/2022/19082022-guiaatendpoprua.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
DIAS, Maria Benenica. A igualdade desigual. Revista Brasileira de Direito Constitucional.n. 2, p. 52-68. jul./dez. 2003.
DOTTI, René Ariel. Proteção da vida privada e liberdade de informação. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1980, p. 69.
EHRLICH, Eugen. Fundamentos da sociologia do direito. Brasília: Universidade de Brasília, 1986.
FILHO, Edilson Santana Gonçalves. Defensoria Pública e a Tutela Coletiva de Direitos: Teoria e Prática. 2 ed. Salvador. Editora JusPodivm. 2020.
GOFFMAN, Erving. Estimgma. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GOMES, Orlando. Direitos da personalidade. Set, 1966.
GRINOVER, Ada Pellegrini. Acesso à justiça e o código de defesa do consumidor. O processo em evolução. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1996.
LEONARDO, César Augusto Luis. GARDINAL, Aline Buzete. O papel da Defensoria Pública como Instrumento de Efetivação do Acesso à Justiça aos Vulneráveis. RDP, Brasília, Volume 17, n. 91, 143-165, jan./fev. 2020
MAIA, Maurilio Casas. A legitimidade coletiva da Defensoria Pública para a tutela de segmentos sociais vulneráveis. Revista de Direito do Consumidor, v. 101, p. 351-383, set./out. 2015.
______. Defensoria Pública é admitida como custos vulnerabilis em apelação cível. Empório do Direito. Disponível em: Disponível em: https://emporiododireito.com.br/leitu-ra/defensoria-publica-e-admitida-como-custos-vulnerabilis-em-apelacao-civel. Acesso em: 20 jun 2024.
______. O Estado-Defensor e sua missão enquanto custos vulnerabilis constitucional: um convite para reflexões. Empório do Direito.
MATTOS, Fernando Pagani. Acesso à justiça: um princípio em busca da efetivação. Curitiba: Juruá, 2009.
MAZZUOLI, V. O. Problema dos direitos humanos das pessoas em situação de rua no Brasil. Direito Público, [S.l.], v. 14, n. 80, jan. 2018. Disponível em: https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/310.Acesso em: 17 jul. 2021.
MOREIRA, Mayume Caires; SIQUEIRA, D. P.; SILVA. Autodeterminação informativa na sociedade pós-panóptico: novas formas de panoptismo e os direitos da personalidade. Revista Prisma Jurídico (UNINOVE), v. 22, n. 1, p. 74-91, jan./jun. 2023. (Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/20634/10290).
NOGUEIRA, Luis Fernando. O acesso à justiça para além do processo: uma reflexção sobre acesso à justiça do pobre e a relação entre reconhecimento e justiça social. Acesso à Justiça e os Direitos da Personalidade. p. 302-322. Ed. Boreal. Birigui-SP. 2015.
Nonato, D. do N., & Raiol, R. W. G. (2018). PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA E VIOLÊNCIA: Entrelaçados em Nome da Suposta Garantia de Segurança Pública. Revista Direito Em Debate, 27(49), 90–116. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2018.49.90-116
OLIVEIRA, Alfredo Emanuel Farias de. O fundamento dos direitos da personalidade. Belo Horizonte: Arraes, 2012.
OTERO, C. S.; MASSARUTTI, E. A. de S. Em conformidade com o direito fundamental à saúde previsto na Constituição Brasileira de 1988, é possível exigir do Estado a prestação de fosfoetabolamina sintética para pessoas com câncer? Revista Jurídica Cesumar – Mestrado, v. 16, n. 3, p. 847-876, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/5380/2890. Acesso em: 4 fev. 2020.
PAROSKI, Mauro Vasni. Do direito fundamental de acesso à justiça. Scientia Iuris, [S. l.], v. 10, p. 225–242, 2006. DOI: 10.5433/2178-8189.2006v10n0p225. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/iuris/article/view/4132. Acesso em: 24 jun. 2024.
POMIN, Andryelle Vanessa Camilo; SIQUEIRA, D. P.; MANCINELLI, Luis Roberto de Vasconcelos Maia. Os impactos econômicos e empresariais da COVID-19 aos direitos da personalidade: a relativização da liberdade do empresário. Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro - RECONTO, vol. 6, N. 1, p. 126-157, 2023. (Disponível em: https://revistareconto.com.br/index.php/reconto/article/view/96)
ROCHA, Q. M. S.; WOLOWSKI, M. R. O.; SOARES, M. N.; SIQUEIRA, D. P. Educação como direito da personalidade: em busca de uma reformulação construcional do ensino jurídico frente às novas tecnologias. REVISTA JURÍDICA CESUMAR: MESTRADO (ONLINE), v.23, p.201 - 218, 2023. (Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/11627)
SANTANA, João Víctor Pinto; DE MATOS OLIVEIRA, Ilzver. Ação civil pública, defensoria pública e democratização do acesso à justiça: reflexões sobre a legitimidade ativa na tutela dos direitos difusos e coletivos. Revista de Direito Brasileira, v. 15, n. 6, p. 337-353, 2016.
SÉGUIN, Elida. Minorias e Grupos vulneráveis: uma abordagem jurídica. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
Silva Fernandes Vieira, A. E.; Pereira Siqueira, D. Big Data E Manipulação On-Line Dos Usuários: Revisão Sistemática Da Literatura À Luz Do Direito De Personalidade À Liberdade. Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Direito – PPGDir./UFRGS, 18(1), 2023, 142–173. https://doi.org/10.22456/2317-8558.130117
SILVEIRA, Ricardo Geraldo Rezende da. Acesso à justiça: O Direito Fundamental em um ambiente de recursos escassos. São Paulo. Almedina, 2020.
SIQUEIRA, Dirceu Pereira; CASRO, Lorena Roberta Barbosa. MINORIAS E GRUPOS VULNERÁVEIS: A QUESTÃO TERMINOLÓGICA COMO FATOR PREPONDERANTE PARA UMA REAL INCLUSÃO SOCIAL. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 5(1), 105–122. 2017. https://doi.org/10.25245/rdspp.v5i1.219.
SIQUEIRA, Dirceu Pereira; SILVA, Nilson Tadeu Reis Campos. Minorias e grupos vulneráveis: reflexões para uma tutela inclusiva. 1. Ed. Birigui-SP: Boreal, 2013.
SIQUEIRA, D. P.; JUNIOR, Paulo Gomes de Lima; MARTINS, Raphael Farias. ESTADO E PESSOA: UMA RELAÇÃO DE SIMBIOSE. Revista de Direito Brasileira, , v. 32, n. 12, p. 35-53, 2022. (Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/7258/6471)
SIQUEIRA, D. P.; MARTINS, Raphael Farias; SOUZA, Bruna Caroline Lima de. AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E OS DIREITOS DA PERSONALIDADE. Revista Em Tempo - UNIVEM, v. 22, n. 1, p. 22-43, 2022. (Disponível em: https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3487)
SIQUEIRA, D. P.; SANTOS, Marcel Ferreira dos. A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA O SISTEMA JURÍDICO E OS REFLEXOS SOBRE OS DIREITOS DA PERSONALIDADE. RFD - Revista da Faculdade de Direito da UERJ. ISSN: 2236-3475. vol. 42, n. 1, p. 1-40, 2023. (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rfduerj/article/view/61778/44880)
SIQUEIRA, DIRCEU PEREIRA SIQUEIRA; SOUZA, B. C. L. Democracia e efetivação dos direitos da personalidade: uma relação de interdependência? Revista Brasileira de Teoria Constitucional, v. 8, p. 23-39, 2022.
SIQUEIRA, D. P.; MOREIRA, Mayume Caires. O acesso as tecnologias de informação e comunicação no brasil: os reflexos da exclusão e da desigualdade digital nos direitos da personalidade. Revista de Brasileira de Direito, v. 19, n. 1, p. 1-21. (Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/4836)
SIQUEIRA, D. P.; MOREIRA, Mayume Caires. A política nacional de educação digital (Lei nº 14.533/23): um instrumento de promoção efetiva da inclusão digital (?) REVISTA JURÍDICA CESUMAR: MESTRADO (ONLINE), v.23, n. 3, p. 731 - 745, 2023. (Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/11569)
SIQUEIRA, D. P.; MOREIRA, Mayume Caires. Reflexões sobre a inclusão digital sob a ótica da cidadania no contexto das tecnologias da informação e comunicação. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais – Dossiê: Diálogos Acadêmicos em Direitos Humanos, v.12, n. 4, p. 374 – 392, novembro, 2023. DOI: https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14684
SIQUEIRA, Dirceu Pereira; LIMA, Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira. Levando os direitos da personalidade a sério: uma análise entre o ativismo judicial, no contexto de judicialização da vida, e o caráter obrigatório dos precedentes das “cortes de vértice". Revista Meritum, Belo Horizonte, v. 18, n. 4, p. 326-348, 2023. DOI: https://doi.org/10.46560/meritum.v18i4.9053.
SIQUEIRA, D. P.; SANTOS, Marcel Ferreira dos; SANTOS, Bianka El Hage Ferreira dos. Auxílio inclusão à luz da dignidade da pessoa humana: considerações sobre o benefício de prestação continuada voltado à pessoa com deficiência e a lei 14.176/2021. REVISTA JURÍDICA CESUMAR: MESTRADO (ONLINE). v. 22 n. 2, mai./ ago., p. 399-411, 2022 . (https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/10695)
SIQUEIRA, D. P.; TATIBANA, Caroline Akemi. A pandemia da covid-19: os desafios para tutela dos direitos da pessoa idosa e ação civil pública como instrumento de efetivação. DUC IN ALTUM cadernos de direito - Faculdade Damas (Recife) - Vol. 14, n. 2, 2022, p. 48-68. Disponível em: https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/cihjur/article/view/1909
SIQUEIRA, D. P.; TATIBANA, Caroline Akemi. O abandono afetivo inverso durante a pandemia e o papel das famílias no dever de cuidado. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, v. 38, n. 1, pp. 140-157, jan./jun. 2022. (Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/377/346)
SIQUEIRA, D. P.; SILVA, Tatiana Manna Bellasalma e; ITODA, Eloise Akiko Vieira. Direitos da personalidade e o julgamento aida curi: análise sobre a (in) aplicabilidade do direito ao esquecimento no ordenamento jurídico brasileiro. Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro - RECONTO, VO L .6 , N . 1, p. 1-25, 2023.
SIQUEIRA, D. P.; MOREIRA, Mayume Caires. Ciberdemocracia, construção da identidade e os direitos da personalidade: análise crítica da exclusão digital frente à participação política no ciberespaço. Revista Direito e Paz – Unisal - ISSN: 1518-7047, vol. 1, n. 48, p. 302-327, 2023. (Disponível em: https://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/article/view/1690)
SIQUEIRA, D. P.; POMIN, Andryelle Vanessa Camilo; DZINDZIK, André Silva Dzindzik. A paz enquanto direito da personalidade: uma análise sobre as guerras. Revista Argumentum – RA, Marília/SP, V. 24, N. 2, p. 363-387, Mai.-Ago. 2023 . (Disponível em: http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1745 )
SIQUEIRA, D. P.; SILVA, J. B.; SOUZA, B. C. L. Desenvolvimento como liberdade: a importância dos direitos sociais para o exercício da liberdade e dos direitos da personalidade. DIREITO.UNB. v.7, p.121 - 142, 2023.
SIQUEIRA, D. P.; MARTINS, P. H. A política pública das hortas comunitárias de Maringá, PR: alternativa de acesso à alimentação adequada. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 47, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/62668. Acesso em: 24 ago. 2023.
SIQUEIRA, D. P.; MORAIS, Fausto Santos de; TENA, Lucimara Plaza. Perspectivas de expansão dos dirietos da personalidade em um contexto de ia a partir do filme free guy - assumindo o controle. Revista Eletrônica Direito e Sociedade, Canoas, v. 11, n. 1, p. 55-74, jun. 2023. (Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/9867)
SIQUEIRA, D. P.; MORAIS, Fausto Santos de; SANTOS, Marcel Ferreira dos. Artificial Artificial intelligence and jurisdiction: analytical duty of grounds and the limits to the substitution of humans by algoritics in the field of judicial decision theory. Revista Sequência (UFSC), v. 43, n. 91, 2022, p. 1-34. (Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/90662)
STEFANIAK, Jeaneth Nunes. A propriedade privada e as teorias da justiça. Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI. Forteleza. 2010.
STRAUSS, Leo. Direito Natural e História. Introdução e tradução de Miguel Morgado. Edições 70. Lisboa/Pt. 2009.
TRISTÃO, Ivan Martins; FACHIN, Zulmar. O acesso à justiça como direito fundamental e a construção da democracia pelos meios alternativos de solução de conflitos. Scientia Iuris, [S. l.], v. 13, p. 47–64, 2009. DOI: 10.5433/2178-8189.2009v13n0p47. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/iuris/article/view/4001. Acesso em: 24 jun. 2024.
VIEIRA, Ana Elisa Silva Fernandes; SIQUEIRA, D. P.; O data ativismo em prol da proteção aos direitos da personalidade no ciberespaço. Revista Eletrônica Direito & TI, v. 1, n. 16, p. 62-88, 2023. Disponível em: https://direitoeti.com.br/direitoeti/article/view/165
Publicado
30/12/2024