A exclusão digital na sociedade da informação e o exercício da cidadania
Resumo
Na sociedade da informação, quase todos os processos formais e informais ganharam uma agilidade imensurável. Mas, como sabemos, as desigualdades sociais não se limitam ao mundo real, elas também atigem a realidade virtual, ou ainda, a exclusão digital, tema deste artigo. Nosso objeto de pesquisa se apresnta na problemática da exclusão digital na sociedade da informação, ante ao exercício da cidadania. Posto que exercer a cidadania é usufruir dos direitos fundamentais, instituídos em nossa Constituição Federal, questionamos: Na nova sociedade da informação, em que a exclusão digital é uma realidade gritante, qual o papel do Estado, no que se refere à criação de políticas públicas que contemplem o exercício pleno da cidadania? A partir deste questionamento, objetivamos analisar o conceito de cidadania, adequando-o a uma nova organização social, em que a informação digital é parte fundamental do cotidiano formal e informal. Entretanto, os níveis de exclusão digital são alarmantes, contribuindo para a acentuação das desigualdades sociais, que interferem diretamente no exercício pleno da cidadania, gerando consequências impactantes, nos aspectos sociais, políticos, econômicos, educacionais e outros. Nesse sentido, cumpre afirmar que a exclusão digital é consequência de uma realidade, há muito, estruturada, a saber: a pobreza, o sucateamento da educação pública básica e seus desdobramentos, agravados por uma crise sanitária no contexto da pandemia por Covid-19. Neste trabalho, utilizaremos a análise bibliográfica e documental, de cunho qualitativo descritivo, como metodologia, a partir do levantamento de dados. Assim, pretendemos concluir que a inclusão digital é possível, a partir de políticas públicas que visem diminuir as desigualdades sociais, permitindo acesso à informatização, principalmente na Educação Pública Básica, o que, consequentemente, culminaria no exercício pleno da cidadania.
Referências
AMARO, R. R. A Exclusão Social Hoje. Disponível em [http://www.triplov.com/ista/cadernos/cad_09/amaro.html]. Acesso em 25/05/2022.
Entrevista, Manuel Castells: "um país educado com internet progride; um país sem educação usa a internet para fazer "estupidez", por Cristiano Estrela / Agência RBS, Atualizada em 16/05/2015, Disponivel em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2015/05/manuel-castells-um-pais-educado-com-internet-progride-um-pais-sem-educacao-usa-a-internet-para-fazer-estupidez-4762171.html Acesso em 25/05/2022.
ASSUMPÇÃO, R.; MORI, C. Inclusão digital: discursos, práticas e um longo caminho a percorrer. 2006. Disponível em: http://www.inclusaodigital.gov.br/noticia/inclusao-digitaldiscursos-praticas-e-um-longo-caminho-a-percorrer. Acesso em: Acesso em 22/05/2022.
REZENDE, L. V. R. O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital: uma análise crítica. 2005. Dissertação (Mestrado Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
CABRAL, A. Sociedade e tecnologia digital: entre incluir ou ser incluída. Disponível em: <http://www.ourmedianet.org/papers/ om2004/Cabral.om4.port.pdf>. Acesso em: 2006.
Estudo revela como déficit educacional cria "armadilha da pobreza", Com informações do Jornal da USP a partir de texto original dos jornalistas Ferraz Júnior e Vinícius Botelho, a pesquisa faz parte da dissertação de mestrado de Nicolas Volgarine Scaraboto apresentada à FEA-RP em agosto de 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/estudo-revela-como-deficit-educacional-cria-armadilha-da-pobreza/ Acesso em 26/05/2022.
FERREIRA, Rubens da Silva. A sociedade da informação no Brasil: um ensaio sobre os desafios do Estado. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n.1, jan./abr. 2003
MASUDA, Yonej. A sociedade da informação como sociedade pós-industrial. Rio de Janeiro: Rio, 1982. 210 p.
RESUMO EXECUTIVO — PESQUISA TIC EDUCAÇÃO 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20211124200731/resumo_executivo_tic_educacao_2020.pdf Acesso em 25/05/2022.
Daniela Fernandes - De Paris para a BBC News Brasil, 4 dados que mostram por que Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, segundo relatório. - 07/12/2021. Veja mais em: https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2021/12/07/4-dados-que-mostram-por-que-brasil-e-um-dos-paises-mais-desiguais-do-mundo-segundo-relatorio.htm#:~:text=As%20regi%C3%B5es%20com%20maiores%20desigualdades,n%C3%BAmero%20similar%20ao%20do%20Brasil Acesso em 25/05/2022.
SORJ, Bernardo. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora; Brasília: UNESCO, 2003.
Manuel Castells. "um país educado com internet progride; um país sem educação usa a internet para fazer "estupidez". Aula magna em comemoração aos 50 anos da Udesc. Disponível em https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2015/05/manuel-castells-um-pais-educado-com-internet-progride-um-pais-sem-educacao-usa-a-internet-para-fazer-estupidez-4762171.html Acesso em 25/05/2022.
MORAES; M. C. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas: papiros, p.27; 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 4ª ed. São Paulo: 2000.
LIBÂNEO, José Carlos. As tecnologias da comunicação e informação e a formação de professores. In: SILVA, Carlos Cardoso, SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (Org.). Didática e interfaces. Rio de Janeiro: Goiânia, 2007.
CESAR, N. Ensino a distância na educação básica frente a pandemia da covid-19. Todos pela Educação (TPE); instituto Inspirare, 2020. Disponível em: Educação na pandemia: ensino a distância da importância solução emergencial, mas resposta à altura exige plano para volta as aulas/ Todos pela Educação(todospelaeducação.org.br). https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf Acesso em: 18 out. 2021.
SILVA FILHO, A. M. Os Três Pilares da Inclusão Digital, 2003. Disponível em . Acesso em 24 de abril de 2004.
Cidadania digital: tudo o que você precisa saber!, Colaborador DocuSign PUBLICADO em 25 Junho 2018, Disponível em https://www.docusign.com.br/blog/cidadania-digital Acesso em 26/05/2022.
Cidadania digital: qual seu papel na educação? Escrito por Equipe eCycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/cidadania-digital/. Acesso em 26/05/2022.
A EXCLUSÃO DIGITAL: O REFLEXO DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL. Márcia Gorett Ribeiro Grossi, José Wilson da Costa, Ademir José dos Santos, Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 2, p. 68-85, maio/ago. 2013. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2480/2225. Acesso em 26/052022.
MALHEIRO, Emerson. Curos de direitos humanos / Emerson Malheiro – 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2015.
Reflexões sobre o direito à inclusão digital. Por Paloma Rocillo. IRIS – Instituto de Referência em Internet e Sociedade – Matéria completa em: https://irisbh.com.br/reflexoes-sobre-o-direito-a-inclusao-digital/ Acesso em 26/05/2022.