Ideologia de gênero sem partido
a legislação local e os seus impactos na docência
Palavras-chave:
Educação e Gênero, Formação Docente, Políticas Públicas na EducaçãoResumo
Ao observar a pouca disseminação dos estudos de gênero nos espaços de ensino formais, refletimos sobre os espaços políticos e suas proposições que atingem diretamente a liberdade de atuação dos/as docentes e que baseiam-se em representações negativas e estereotipadas sobre gênero e sexualidade. Dessa forma, este estudo qualitativo apresenta uma análise documental sobre duas proposições de projetos de lei de um município da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Para tanto, nos valemos da epistemologia feminista (HARAWAY, 1995) em que, inicialmente, refletimos sobre o conceito de gênero, sobre a legislação nacional da educação e realizamos uma análise documental de duas proposições de leis municipais de 2017 e 2018. Como resultados da pesquisa percebemos o quanto o corpo tem sido negado não só na escola, como em toda a sociedade contemporânea, e indica-se a urgência do debate em torno dos estudos de gênero para além da pesquisa acadêmica, torna-se necessário formações universitárias e a inserção no Ensino Básico em forma de subsídio teórico para os/as docentes.