Educação inclusiva
entre o ideal e o real, um direito fundamental
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Deficiência, Direito fundamentalResumo
Este artigo aborda a trajetória histórica do tratamento da deficiência e da educação inclusiva, destacando a evolução do paradigma assistencialista e segregacionista para a concepção de inclusão como um direito fundamental. A partir de uma pesquisa bibliográfica, são discutidos os principais desafios enfrentados para a efetivação da educação inclusiva, tais como a resistência cultural, a falta de formação adequada de professores, as barreiras arquitetônicas e pedagógicas, além da insuficiência de políticas públicas eficazes. O estudo também aponta as perspectivas de superação desses obstáculos, enfatizando a necessidade de uma mudança de mentalidade, o fortalecimento das legislações protetivas e a implementação de práticas pedagógicas acessíveis e equitativas. Conclui-se que, embora ainda exista um longo caminho a ser percorrido entre o ideal e o real, a educação inclusiva permanece com um compromisso ético, social e jurídico indispensável para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.