Educação inclusiva

entre o ideal e o real, um direito fundamental

Autores

  • Teliane Lima Baptista
  • Antonio Tancredo P. da Silva
  • Anderson de Alencar Menezes

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Deficiência, Direito fundamental

Resumo

Este artigo aborda a trajetória histórica do tratamento da deficiência e da educação inclusiva, destacando a evolução do paradigma assistencialista e segregacionista para a concepção de inclusão como um direito fundamental. A partir de uma pesquisa bibliográfica, são discutidos os principais desafios enfrentados para a efetivação da educação inclusiva, tais como a resistência cultural, a falta de formação adequada de professores, as barreiras arquitetônicas e pedagógicas, além da insuficiência de políticas públicas eficazes. O estudo também aponta as perspectivas de superação desses obstáculos, enfatizando a necessidade de uma mudança de mentalidade, o fortalecimento das legislações protetivas e a implementação de práticas pedagógicas acessíveis e equitativas. Conclui-se que, embora ainda exista um longo caminho a ser percorrido entre o ideal e o real, a educação inclusiva permanece com um compromisso ético, social e jurídico indispensável para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

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Publicado

07/30/2025

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