Educação no tempo da pandemia

escutando os/ as professores/as

Autores

  • Marcela Mtasuda
  • Roberta Gaio
  • Mário Molari
  • Cristiane Camargo

Palavras-chave:

Ensino remoto, Pandemia, Educação Básica

Resumo

Em março de 2020, com a crise sanitária que acometeu a humanidade, fruto da pandemia de Covid-19, pais, alunos/as e professores/as foram surpreendidos com o isolamento social e fechamento das escolas. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar os desafios do ensino remoto na Educação Básica em função dessa crise sanitária que acometeu a humanidade, por meio de pesquisa realizada entre o período de 20/09/2021 a 13/10/2021 e contou com a participação de 34 professores/as. Foi realizada uma pesquisa descritiva de opinião, baseada em Rudio (2007) por meio do Google Forms, com a técnica de amostragem não probabilística, denominada de snowball sampling. Participaram da investigação os/as professores/as que aceitaram o convite e assinaram o Temo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Concluiu-se que, durante esse período no Brasil, as dificuldades educacionais se amplificaram devido à falta de recursos tecnológicos de grande parte dos/as estudantes, falta de formação tecnológica pelos/as professores/as, falta de apoio de pais/familiares, sobrecarga de trabalho para os/as professores/as e baixa interação por parte dos/as alunos/as. As desigualdades educacionais se tornaram maiores, alunos/as de escolas públicas foram negligenciados/as pelo poder público e os efeitos estão sendo cada vez mais sentidos.

Downloads

Publicado

07/30/2025

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.