O COMPUTADOR COMO MEIO PARA O APRENDIZADO, DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Maria José da Silva Marques

Resumo

Programas para implementação do computador no ambiente de ensino têm sido desenvolvidos no Brasil. Um dos programas implementados, em 2007, foi o Projeto Um Computador por Aluno (UCA), com o objetivo de levar computadores portáteis aos alunos de escolas públicas. Mas um questionamento que permanece é: quais seriam as contribuições do Projeto UCA para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos? Com vistas a responder a esse questionamento, o objetivo deste estudo consiste em analisar as contribuições do Projeto UCA para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos de um colégio no qual o programa foi implementado, o Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, de Palmas (TO). Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com diretores, coordenadores e professores, bem como analisaram-se dados fornecidos pelo colégio. O estudo demonstra que o uso do computador apresentou contribuições significativas para o aprendizado dos alunos, principalmente para a sua formação enquanto indivíduos, relacionamento com colegas, sentimento de cooperação, percepção quanto à escola e relação entre aluno-professor. Este estudo visa fornecer contribuições para o direcionamento de políticas públicas e para o norteamento de pesquisas acerca das contribuições do uso do computador para o ambiente de ensino e formação do indivíduo.

Downloads

Publicado

11/10/2020