PLURALIDADE CULTURAL EM ESCOLAS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, PARANÁ

Autores

  • Dariane Cristina Catapan
  • Jéssica da Silva Gaspari
  • Leticia Rosa Hendler
  • Marielle Camila dos Santos
  • Rafaela Waloski
  • Stela Cristina de Oliveira
  • Thays do Rocio Cardoso

Palavras-chave:

Alunos, Cultura, Parâmetros Curriculares Nacionais, Temas Transversais

Resumo

Os temas transversais são pontos a serem abordados com alunos das instituições de todo o país, porém nem sempre se mostram aplicados de uma forma adequada, o que promoveria um ensino integral. Esses temas são subdivididos em: pluralidade cultural; orientação sexual; meio ambiente; saúde; mercado e consumo; ética. Esta pesquisa busca identificar se o tema transversal “pluralidade cultural” está sendo trabalhado de forma satisfatória em duas escolas, uma pública e outra privada, de São José dos Pinhais, no Paraná. O presente artigo foi realizado com o aporte de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e questionário formulado em relação ao tema escolhido. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, na qual foi aplicado um questionário com oito perguntas relacionadas ao tema estudado. Os principais resultados obtidos foram que as duas escolas tinham preparação, promovendo a integração de alunos imigrantes, e também trabalhavam o tema “pluralidade cultural”, de forma que atingiram os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), obtendo resultados positivos na comunidade, como o respeito para com a diversidade cultural no meio escolar, de modo que o aluno mostrasse sua cultura e contasse sobre ela, a qual podia ser utilizada como artifício para atividades significativas nas aulas. Conclui-se então que, nas escolas analisadas neste estudo, o desenvolvimento do tema “pluralidade cultural” foi feito de maneira satisfatória, quando comparado ao proposto nos PCNs, com a utilização de métodos como feiras culturais e trabalhos pontuais dentro das disciplinas.

Downloads

Publicado

11/10/2020