AVALIAÇÃO COGNITIVA DE PRÉ-ESCOLARES
Resumo
Objetivo: Analisar o status da avaliação neuropsicológica de crianças no Brasil e a realidade das ferramentas de diagnose da capacidade cognitiva de pré-escolares. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa das publicações científicas relacionadas à avaliação cognitiva de crianças e a testes de cognição para o mesmo público. A questão da pesquisa delimitada foi: quais são as ferramentas utilizadas na diagnose da capacidade cognitiva na fase pré-escolar? A busca ocorreu de maio a julho de 2018 na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, utilizando na 1ª busca os descritores “infantil”, “teste” e “cognição” e na 2ª busca “função executiva”, “pré-escolares” e “avaliação”. Foram encontrados 26 artigos. Resultados: Foram encontrados alguns testes de avaliação neuropsicológica de crianças no Brasil, porém apenas um estudo de tradução e adaptação para o português e quatro estudos de validação para o contexto brasileiro, sendo apenas um deles destinado ao subgrupo pré-escolar, a normatização da Escala de Maturidade Mental Colúmbia (EMMC). Conclusão: Há uma escassez de instrumentos para avaliação neuropsicológica de crianças no Brasil, mais evidente quando se trata da primeira infância.