Centro Universitário Salesiano de São Paulo


Revista de Ciências da Educação

Centro Universitário Salesiano de São Paulo

 

A Revista de Ciências da Educação vem sendo, desde 2000, uma publicação apoiada pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), articulada a partir de 2006 pelo seu Programa de Mestrado em Educação, e se constitui como um espaço destinado à produção do conhecimento acadêmico no campo educacional, em suas várias interfaces. Prioritariamente, ela se destina às investigações que versem sobre a educação sociocomunitária, a educação não formal e a educação salesiana, que constituem a Linha Editorial deste periódico. Dessa maneira, a Revista de Ciências da Educação pretende possibilitar a mediação dialógica de pesquisadores, acadêmicos e educadores das mais variadas referências teórico-metodológicas e práticas socioeducativas, pois acredita que esse é o melhor caminho para desenvolver a produção acadêmico-científica, condição necessária, mas não suficiente, para qualificar a educação brasileira e latino-americana. 

Com periodicidade semestral - julho e dezembro -, que vem se mantendo pontual, e sendo de caráter internacional, a Revista de Ciências da Educação tem edição em formato impresso e digital, esse último através do open journal system (Public Knowledge Project), marcando o compromisso editorial com uma política de acesso livre à informação. Adota o sistema "Ahead of print", sendo que os manuscritos aprovados são editados e divulgados em suporte eletrônico antes de sua publicação em suporte impresso.

Recebem-se trabalhos que sejam originais e resultados de pesquisas, nos idiomas português, espanhol, inglês e italiano, que cumpram com os procedimentos éticos cabíveis, e que estejam adequados às condições de publicação, linha editorial e demais normas de publicação, descritas nas orientações para os autores. A revista consta nas seguintes bases, bibliotecas, indexadores e portais nacionais:  EDUBASE, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Sumários de Revistas Brasileiras (SRB), Diadorim, Periódicos CAPES, e LivRe!.

E nas seguintes bases internacionais: Index Copernicus, Public Knowledge Project,Bielefeld Academic Search Engine (BASE), Google Acadêmico, Scirus/Elsevier, New Jour/Georgetown University, Sherpa-Romeo, ROAD, Ulrich's, EZB, LATINDEX, IRESIE/Universidad Autónoma de México e DOAJ.

Desde o número 33 (dezembro de 2015) o periódico faz uso do iThenticate/Crosscheck para a verificação da originalidade dos manuscritos e também passou a atribuir o DOI/Crossref aos artigos publicados. Houve a adesão a uma licença creative commons 4.0, que permite o livre uso do material publicado, para uso não comercial e sempre que respeitada a propriedade intelectual. Ainda, passamos a publicar, em nossa seção de Política editorial, o Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq (2011), reafirmando nossa posição de apoio às boas condutas da pesquisa e da sua divulgação.  

 

De acordo com a última classificação do Webqualis este peródico é considerado B3 em Educação, B2 na área interdisciplinar e B1 em Ensino. 

Contando com um conselho editorial formado por pesquisadores e acadêmicos de renome, pertencentes a instituições públicas e confessionais, que representam diversas regiões do Brasil, bem como da América do Norte, América Latina e Europa, a Revista de Ciências da Educação tem seções de artigos de demanda contínua, nacional e internacional, dossiês, traduções, resenhas, conferências, relatos de experiência e um diferencial, a seção “Educação dos Sentidos”. Essa recebe ensaios, poesias, contos, crônicas e outros tipos de manifestações artísticas, que deverão estar em sintonia com a linha editorial desse periódico. 

Todos os trabalhos recebidos, inclusive os da seção “Educação dos sentidos”, são submetidos a um processo de avaliação anônima, por pareceristas ad hoc, convidados voluntários dentre pesquisadores de relevância, nacional e internacional, na Linha Editorial da Revista. Se os pareceres forem divergentes, um terceiro parecerista será convidado a avaliar o texto. O processo de avaliação consiste de uma verificação prévia (desk review) dos manuscritos, feita pelo editor-em-chefe, e, se considerados adequados à linha editorial do periódico e em conformidade com o exposto nas diretrizes para autores, são enviados aos avaliadores, em caráter de anonimato (blind review).

A Revista de Ciências da Educação se constitui como um dos únicos veículos de publicação dentro da sua Linha Editorial – Educação Sociocomunitária, Educação Não Formal, e Educação Salesiana. O trabalho de editoração é apoiado por uma equipe editorial consultiva, constituída pelos professores do Programa de Mestrado em Educação do Unisal, e por assessoria de profissionais da área técnica.

Revista de Ciências da Educação, Americana, SP, Brasil, ISSN 2317-6091, DOI 1019091

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